phpThumb_generated_thumbnail

Mitos Sobre a Castração

Muito se fala sobre a castração. E muitos mitos se criam a respeito desse assunto.

Vamos juntos esclarecer e desmistificar esse assunto?

Para chegar lá, primeiro precisamos entender o que é a castração em pet. A castração é a retirada do órgão completo sexual feminino e másculo. No caso da femea, ovário, trompas, útero, ficando somente a cérvix, vagina no corpo feminino, interrompendo assim a função endócrina, ou seja, hormonal relacionada a hormônios sexuais.

E o mesmo acontece com o macho, retirada do órgão que produz hormônio: testículos.

Ao acontecer essa interrupção hormonal, tudo que envolve comportamento ligado a acasamento, acaba. Como brigas por território, fuga, demarcação (vários xixi´s espalhados por ai) e por ai vai. Então agora vamos aos mitos e verdades?

1.Previne alguns tipos de câncer

VERDADE.

neoplasia é o  desenvolvimento desordenado de algumas células. Essa doença tem causa multifatorial, como fatores genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais. Sabe-se que quantos menor a exposição a carga hormonal, menor a chance de se ter câncer.

Atualmente a chance de uma cadela ter tumor de mama é de 45 a 50%. Além de tumor de mama, pode-se te tumor de ovários e útero.

Machos podem ter tumor de testículos. Há grande chance de metástase [migração do tumor para outros órgãos].

2.Deixa o animal mais gordo

MITO.

O que acontece é que acalma o animal, e isso faz com que ele se movimente menos, gastando menos energia. Podendo ganhar peso ao longo dos anos, porém cabe ao tutor, junto com o veterinário pensar em uma dieta adequada para que o animal não venha ganhar quilos extras.

3.Tira as características do sexo do animal

MITO.

Mesmo quando é realizada antes da puberdade, não tira as características do sexo do animal. O que acontece é que o animal fica mais calmo, devido a falta de hormônio, mas isso não significa que perdem suas características.

4.Deixa o macho menos territorialista

VERDADE.

Como citado anteriormente, não há motivos para fazer xixi em todo lugar, nem brigar por uma femea, já que o hormônio que é quem faz ele ter esse comportamento já não esta mais em vigor.

5. É bom cruzar meu animal pelo menos uma vez na vida

MITO.

Não há nenhuma necessidade de cruzar pelo menos uma vez na vida. Assim como há mulheres que desejam não ter filhos e vivem muito bem com essa escolha, a gestação pode ser arriscada dependendo do tamanho do animal. Então esta tudo bem, se for castrado antes de ter uma cria.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *